sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Texto de Luciana e Zacarias


Autores:          Luciana Silva de Oliveira
                        Zacarias Arantes

            A LDB cria os PCNs que serão a base para a avaliação da educação nacional e o governo mineiro promove alterações importantes na forma de planejar. Os professores mineiros serão orientados pelo CBC que foram criados para complementar os PCNs.
            Os professores do estado de Minas têm liberdade para trabalhar os conteúdos da forma mais conveniente porque o CBC é uma proposta curricular adaptada para atualidade.
            O CBC não deve ser entendido como um conteúdo estático mas como uma construção social dinâmica que visa unificar o conhecimento escolar.
            O conhecimento escolar tem características próprias que o distinguem de outras formas de conhecimento. O conhecimento escolar provém de saberes e conhecimentos socialmente produzidos nos âmbitos de referência dos currículos.
            Conhecimentos escolares costumam ser selecionados e organizados com base no ritmo da psicologia do desenvolvimento. Os professores se esforçam em escolher melhor as atividades e conteúdos que adaptem à realidade dos alunos. Os alunos atualmente familiarizados com a Internet, o acesso as informações e saberes se faz freqüentemente de modo não linear. Professores que dependem da prova escrita têm mais dificuldades em avaliar do que outros que possuem outras possibilidades.
            Concluindo, o Planejamento Escolar anual depende das necessidades e realidade dos alunos.
           
Comentário do facilitador: Isto mesmo, merece atenção a ênfase que vocês deram à questão da escolha das atividades e das possibilidades de avaliação.

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