quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Inovações curriculares : visão dos professores sobre o CBC

Wellington Gonçalves Barcelos*, Marciana Almendro David, Eliane Ferreira de Sá
Introdução
As mudanças ocorridas na contemporaneidade demandam que as instituições de ensino preparem seus alunos para dar conta de uma sociedade cada vez mais dinâmica e tecnológica. A formação de um sujeito crítico, capaz de exercer plenamente sua cidadania é um dos pressupostos que está presente em todos os discursos pedagógicos da atualidade. E, um dos meios que a escola dispõe para atualizar sua prática pedagógica e a melhoria da qualidade de ensino é através das inovações curriculares.
No entanto, só é possível obter sucesso com as inovações curriculares quando os professores a tenham compreendido e sejam capazes de aplicá-las na sua prática pedagógica. Este trabalho tem como objetivo analisar as possíveis dificuldades apresentadas pelos professores do Estado de Minas Gerais durante a implantação de novas orientações curriculares e de sua apropriação do CBC - Conteúdos Básicos Comuns.
Para alcançar este objetivo, foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: a pesquisa bibliográfica e o questionário. A pesquisa bibliográfica com o objetivo esclarecer os pressupostos básicos do CBC. O questionário foi construído para identificar as concepções dos professores sobre currículo e as possíveis dificuldades apresentadas por eles.  Aanscussão
A análise dos questionários aplicados aos professores nos indica que, ao entrarem em contato com a proposta de inovação curricular, a maioria considera que a falta de suporte pedagógico e o acesso a novos materiais dificulta a implantação de inovações curriculares. Observa-se, também, que não há um consenso no quesito conteúdo do CBC e nem sobre sua completude. Já no quesito domínio do conteúdo, observa-se que este não seja um fator considerado relevante pelos professores pesquisados, na implantação de inovações curriculares. N
A implantação de inovações curriculares gera expectativas e ansiedades tanto para o corpo docente quanto para os alunos/familiares. Acredito que, para os professores, a dificuldade seja maior, pois além de adequar-se a nova proposta curricular eles têm que rever sua prática pedagógica e, ainda, manterem-se atualizados quanto as demandas e os anseios da Secretaria de Educação. Entendemos que as inovações curriculares somente terão sucesso quando forem acompanhadas, com suporte adequado, pelas Secretarias de Educação. Esta afirmativa fica evidente nas respostas obtidas no questionário aplicado aos professores, no qual, foi afirmado, por muitos, que a falta de suporte e o acesso a novos materiais de ensino é um fator significativo na implantação de inovações curriculares. Nota-se, também, que a principal dificuldade dos professores está no que se refere ao conteúdo do CBC. Não há um consenso sobre sua completude. Muitos o consideram extenso, outros incompletos ou ainda dizem que ele apresenta coisas desnecessárias aos alunos. As inovações curriculares poderiam ser construídas no coletivo da comunidade escolar e, dessa forma, serem entendidas como uma proposta coerente e aplicável.

Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais  – Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais  MEC.
2 MALDANER, Otavio Aloisio. A formacao inicial e continuada de professores : professores / pesquisadores. 2.ed. rev. Ijui: UNIJUI, 2003
3 MORTIMER, Eduardo Fleury; ROMANELLI, Lilavate Izapovitz;
MACHADO, Andréa Horta .A proposta curricular de Minas Gerais: Fundamentos e Pressupostos,  2000 páginas 273-278.
4 ROMANELLI, Lilavate Izapovitz; DAVID, Marciana Almendro;
LIMA, Maria Emília C.C; SILVA, Penha Souza; MACHADO, Andréa Horta . Conteúdos Básicos Comuns – CBC 2007 .

Um comentário:

  1. O CBC de Língua Estrangeira Inglês é quase impraticável em Escolas Estaduais de pequenas cidades que carecem de materiais adequados e atualizados. Na verdade, o CBC poderia ser criado a partir das realidades de cada escola pública,de que os professores pudessem adequar os conteúdos à sua escola

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