“Estabelecer os conhecimentos, as habilidades e competências a serem adquiridos pelos alunos na educação básica, bem como as metas a serem alcançadas pelo professor a cada ano, é uma condição indispensável para o sucesso de todo sistema escolar que pretenda oferecer serviços educacionais de qualidade à população.”
Estabelecendo as diferenças entre conhecimento, habilidade e competência:
Já estamos no terceiro encontro do curso, mas na verdade este foi o segundo encontro do "Grupão" (todas as áreas reunidas para o estudo e reflexão dos conceitos gerais dos CBCs). Na última "aula", todo o tempo foi utilizado para o encontro dos pequenos grupos, com a oportunidade de troca de idéias com colegas da mesma área, com objetivos e dificuldades comuns. Desde o encontro anterior já se havia instaurado em alguns grupos um debate sobre as angustias da Educação. Vários professores lembraram das dificuldades dete grande desafio que enfrentamos: acolher na sala de aula todos os tipos de alunos, em uma faixa etária (sexto ao nono ano) em que os valores estão invertidos, os limites sendo testados e necessidade de freqüentar a escola questionada. Soma-se a isto toda a desestrutura familiar, carências afetivas, indisciplina e influencia excessiva dos meios de comunicação e está formada a arena de nossa atuação: a sala de aula.
Mas é justamente neste cenário que o professor pode fazer a diferença. Assistimos ao vídeo “Ser professor” que dá uma leitura reconfortante de nossa atuação:
Os CBCs se constituem numa Proposta Curricular elaborada com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais.Esta proposta destaca, as idéias básicas do currículo, ou seja, aquilo que não pode deixar de ser ensinado.Materiais de ensino e orientações pedagógicas para esta proposta estão no Centro de Referência Virtual do Professor :
CBCs estão intimamente ligados ao "que ensinar":
Vários conceitos que já dominamos fazem parte deste montante elementos que constituem os CBCs
Logo na primeira página do material impresso enviado pelo Governo (ou mesmo no texto da página "Centro de Referência Virtual do Professor"), fica claro que vamos falar bastate na Educação por competências.
Onde está você?
-
Em oração, no último dia do ano, pensei em ler alguma promessa na
Bíblia, ou uma palavra de ânimo. Depois de uma entrega real no Coração
Euca...
DESPEDIDA DO TREMA
-
Amei este texto!Achei super interessante à maneira como o autor usa o senso
de humor, e muita criatividade, infelizmente não aparece o nome do autor no
t...
POLÍTICA E SUAS RESPONSABILIDADES
-
Em seu primeiro discurso já empossada como a primeira mulher presidente do
Brasil, Dilma Rousseff prometeu erradicar a pobreza extrema. Referindo-se o
te...
Drogas, um caminho sem volta.
-
Jovens e adultos estão se acabando nas drogas. Elas são muito fáceis de se
conseguir: onde você vai tem gente
vendendo drogas e com isso os jovens com c...
Finalizando
-
“O papel do educador não é de encher o educando com o conhecimento
de ordem técnica ou não, mas sim o de proporcionar, através da relação
dialógica educad...
(R)evolution
-
Pra evoluir, precisamos mudar...
Pra sobrevivermos, precisamos mudar...
Pra viver com plenitude é preciso mudar.
Fazemos a mudança no dia a dia,
princip...